quinta-feira, 13 de março de 2014

Fotoproteção na Infância

Bom dia, seguidores!!!
Hoje vamos falar sobre a importância da proteção solar e os benefícios desse cuidado que deve ser estimulado desde a infância.
A exposição ao sol na infância ocorre de forma mais intensa do que em adultos, uma vez que as crianças passam grande parte do seu tempo em ambientes ao ar livre. Estudos estimam que por volta de 50 a 80% da exposição solar que uma pessoa recebe durante a vida é obtida antes dos 20 anos. Tal comportamento, todavia, é bastante lesivo, visto que a exposição solar em excesso, especificamente durante a infância, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pele. O efeito da radiação ultravioleta (proveniente do Sol) é cumulativo na pele, sendo a exposição solar constante e prolongada, o fator ambiental mais importante na patogênese do câncer de pele e do fotoenvelhecimento. Entretanto, exposições solares intensas e intermitentes que geram queimaduras solares também se relacionam ao desenvolvimento de câncer de pele. Na verdade, esse tipo de exposição está relacionado ao desenvolvimento de Melanoma Maligno, o tipo mais agressivo de câncer cutâneo.
 
Na infância, assim como nos outros períodos da vida, a fotoproteção deve ser realizada diariamente. Os cuidados em relação à proteção solar vão muito além do uso de filtros com proteção contra a ação das radiações ultravioletas (UV) e, incluem também, medidas comportamentais de exposição solar, o uso de chapéus e óculos, além de roupas com proteção aos raios UV. Já existem no mercado diversas opções de roupas para adultos e crianças com substâncias que são aplicadas aos tecidos que elevam a proteção à radiação solar. No entanto, mesmo sem esse tipo de substância é possível aumentar o efeito protetor das roupas ao escolher, por exemplo, roupas escuras de tecido com trama apertada e espessa, secas e frouxas ao corpo.
Em relação aos fotoprotetores tópicos ou protetores solares (ou ainda, filtros solares) deve-se ficar atento às características do produto no momento da escolha do mais adequado para a proteção da pele da criança. Tais substâncias absorvem e filtram os raios UV e/ou dispersam e refletem as radiações e, de modo geral, é possível dividir os filtros UV em filtros inorgânicos e filtros orgânicos. Os filtros inorgânicos (físicos) são compostos basicamente por dióxido de titânio e óxido de zinco. Essas substâncias formam uma barreira de proteção na pele que reflete ou dispersa os raios solares. Apresentam baixa penetração cutânea, com consequente redução do risco de irritação e sensibilização, podendo, por isso, ser utilizado por indivíduos com história de alergias ou com pele sensível, como no caso das crianças pequenas. No entanto, apresentam cosmética inferior, sendo normalmente brancos e de difícil espalhabilidade (são mais aparentes e mais difícil de espalhar). Os filtros orgânicos (químicos) absorvem a radiação UV e a transformam em energia térmica. Dependendo da capacidade de absorver comprimentos de onda mais curtos ou mais longos, os filtros orgânicos podem subdividir-se em filtros UVA, UVB e, mais recentemente, de amplo espectro (UVA e UVB). Os filtros químicos são incolores e cosmeticamente bem aceitos, todavia podem ocasionar maior número de dermatites de contato (alergias).
De acordo com a recomendação da Academia Americana de Pediatria, os filtros solares são liberados apenas para crianças maiores de 6 meses. Até os 2 anos de vida, deve-se dar preferência aos filtros físicos, pelo menor risco de toxicidade e de alergias. O filtro solar deve ser aplicado em todas as áreas descobertas do corpo, pelo menos 30 minutos antes da exposição solar. É preciso reaplicar o filtro a cada 4h ou antes, se houver suor excessivo ou mergulho. O fator de proteção aos raios UVB (responsável pela queimadura solar), deve ser igual ou superior a 30 e deve ser utilizado em quantidade suficiente para uma boa cobertura da área exposta. Uma camada muito fina de filtro reduz sua eficácia e seu fator de proteção. 
Enfim, deve-se realizar a proteção solar desde a infância, pois assim é possível reduzir o risco de desenvolvimento de cânceres cutâneos e diminuir o envelhecimento da pele.
 
Até a próxima semana!
Dra. Aline M. Magnus
 
Referências bibliográficas:
1. Topical photoprotection in childhood and adolescence. J Pediatr, Rio de Janeiro, 2012;88(3):203-10
2. 1º Painel Latino-Americano - Cuidados com a pele infantil . Vol.4

Um comentário:

  1. He estado en sitios de blogs por un tiempo y hoy sentí que debería compartir mi historia porque yo también fui una víctima. Tuve el VIH durante 6 años y nunca pensé que podría curarme. esto me hizo imposible casarme con el hombre con el que se suponía que debía casarme incluso después de 2 años de relación. Rompió conmigo cuando descubrió que yo era VIH positivo. así que llegué a saber sobre el dr. itua en un sitio de blog que trató a alguien y la persona compartió una historia de cómo se curó y dejó sus datos de contacto, me comuniqué con el dr. itua y él realmente lo confirmó y decidí probarlo también y usar su medicina herbal. así fue como mi carga terminó por completo. mi hijo cumplirá 2 años pronto y estoy agradecido con Dios y también con su medicina. Dr itua también puede curar la siguiente enfermedad ... enfermedad de alzheimer, enfermedad de bechet, enfermedad de crohn, enfermedad de parkinson, esquizofrenia, cáncer de pulmón, cáncer de mama, colo -cáncer de recto, cáncer de sangre, cáncer de próstata, siva. factor de insomnio familiar fatal v mutación de leiden, epilepsia, enfermedad de dupuytren, tumor desmoplásico de células redondas pequeñas, diabetes, enfermedad celíaca, enfermedad de creutzfeldt-jakob, angiopatía amiloide cerebral, ataxia, artritis, amiotrófico esclerosis lateral, fibromialgia, síndrome de toxicidad por fluoroquinolonas fibrodisplasia osificante progreso esclerosis, convulsiones, enfermedad de alzheimer, carcinoma adrenocortical, asma, enfermedades alérgicas, sida para el vih, herpe, copd, glaucoma., cataratas, degeneración macular, enfermedad cardiovascular, enfermedad de la próstata. osteoporosis, enfermedad de Alzheimer, demencia, lupus. , enfermedad de Cushing, insuficiencia cardíaca, esclerosis múltiple, hipertensión, cáncer colorrectal, enfermedad de Lyme, cáncer de sangre, cáncer de cerebro, cáncer de mama, cáncer de pulmón, cáncer de riñón, vih, herpes, hepatitis b, inflamación del hígado, diabetes, fibroma, consiga su ex volver, si lo ha hecho (solo comuníquese con él en drituaherbalcenter@gmail.com o visite su sitio web en www.drituaherbalcenter.com)

    ResponderExcluir