sábado, 8 de março de 2014

Queratose Actínica

Boa tarde, queridos seguidores!

Hoje vamos abordar um tema muito importante que é a Queratose Actínica. Vamos continuar falando desse tema tão importante que é o câncer de pele e suas lesões pré-malignas.

A queratose actínica  é uma lesão vermelha e escamosa muito frequente, que acomete principalmente as pessoas de pele clara com história de exposição solar. É uma lesão pré-maligna que surge comumente no rosto, nas orelhas, nos lábios, no dorso das mãos, no antebraço, nos ombros, no colo, no couro cabeludo ou em outras áreas do corpo fotoexpostas. Muitas lesões são reconhecidas pelo tato, pela aspereza ao toque e sua presença indica dano solar, e a lesão pode evoluir para câncer da pele se não tratada em fases iniciais.

Apesar de ser uma lesão pré-maligna, apenas 10% das lesões evoluem para carcinoma de células escamosas. O câncer se desenvolve quando a lesão invade os tecidos mais profundos da pele.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

As lesões podem apresentar diferentes aspectos, dependendo da localização. É fundamental examinar a pele com frequência e observar alterações em forma, tamanho, cor e textura. Uns dos principais sinais de alarme para transformação maligna são sangramento e dificuldade para cicatrizar, por isso devemos sempre estar atentos. 

Existem lesões de lábios que também são pré-malignas e podem se transformar em carcinoma como a queilite actínica, que é outra forma de queratose actínica. Os pacientes com queilite actínica podem apresentar borramento do contorno labial, branqueamento, secura e fissuras.

Os idosos são mais propensas a desenvolver queratoses actínicas pelo efeito cumulativo da exposição solar, mas pessoas jovens também podem ser acometidas, especialmente as de pele clara. Pacientes com comprometimento imunológico como, por exemplo, os soropositivos, transplantados e em tratamento quimioterápico também são mais propensos.

TRATAMENTO

Todos os casos de queratose actínica precisam ser tratados, visto que podem malignizar. Portanto, sempre que surgirem lesões suspeitas no corpo devemos procurar ajuda de médico especialista. Existem diversos tratamentos para queratose actinica e sua indicação depende da localização e extensão acometida. São  terapias diferentes mas podem apresentar resultados semelhantes. Existem os medicamentos tópicos para uso domiciliar ou os procedimentos para realização em consultório. A maioria dos tratamentos necessitam várias sessões para obter resultado e  devem ser supervisionadas.

Medicamentos tópicos

O 5-Fluoracil (5-FU) é o tratamento tópico mais utilizado para a queratose actínica. É eficaz também em lesões subclínicas. Normalmente, as lesões se curam em duas 3 – 4 semanas.

O Imiquimod em creme age estimulando o sistema imune para produzir interferon, um agente químico que destrói células cancerosas e pré-cancerosas. Apesar de serem bem toleradas, algumas pessoas podem apresentar vermelhidão, ulcerações e dor.

A associação de diclofenaco e ácido hialurônico tópicos, em creme, é outra opção terapêutica. Principalmente em pessoas que são hipersensíveis aos tratamentos tópicos comuns. O diclofenaco previne uma resposta inflamatória, e o ácido hialurônico adia a absorção do diclofenaco fazendo com que ele permaneça por mais tempo na pele.

Criocirurgia
Não é necessário anestesia. É aplicado nitrogênio líquido sobre a queratose, seja com um dispositivo de aerossol ou com uma ponta de algodão. Este método congela as lesões, que viram crostas e caem. Podem ocorrer vermelhidão e inchaço local após o procedimento.

Peeling Químico
Aplica-se um ácido tricloroacético (ATC) sobre a pele. As camadas superiores da pele se desprendem e em geral se regeneram em sete dias. A técnica pode causar irritação temporárias. É feito pelo médico em consultório e pode ser feito também pontualmente nas lesões.

Cirurgia a laser
O laser penetra e age através do tecido, sem provocar sangramento. Essa opção é boa para lesões em áreas pequenas ou restritas, e pode ser eficaz para queratoses na face e no couro cabeludo, assim como para queilite actínica dos lábios. Pode necessitar de anestesia local ou ocorrer perda de pigmentação.

Terapia fotodinâmica (PDT)
A terapia fotodinâmica pode ser útil para lesões na face ou no couro cabeludo. Consiste na aplicação de um agente fotossensibilizante tópico, o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA), nas lesões. Em seguida, a área a ser tratada é exposta a uma luz que ativa o 5-ALA. O tratamento destrói as queratoses actínicas seletivamente, causando pouco dano ao tecido normal. Geralmente indicada para extensas áreas acometidas.

Amados leitores! Sempre que surgirem lesões suspeitas procurem ajuda médica e nunca usem produtos de outras pessoas ou automediquem-se! Você pode se prejudicar!

PREVENÇÃO

Observar regularmente a própria pele, à procura de lesões suspeitas é fundamental. E, é claro, use filtro solar sempre!!!!

Dra Giordana Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário